Ira: a grande inimiga do comportamento cristão

domingo, janeiro 19, 2014 Maravilhosa Graça 0 Comments



   A maioria dos cristãos conhece a famosa “lista de pecados proibidos” citada no capítulo 5 do livro de Gálatas, a partir do verso 19. Tenho certeza de que muitas pessoas também, mesmo não sendo cristãs, estão familiarizadas com a denominação dos “sete pecados capitais”. São eles: luxúria, gula, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça. Eu não concordo muito com a expressão que intitula esse conjunto de pecados (algum dia explico o porquê em outro post), mas sei que todos eles se enquadram no grupo de coisas que não agradam a Deus, e que nos separam d’Ele.

Mas hoje, quero falar de algo em especial. Um desses sete pecados que eu, particularmente, detesto: a ira. Infelizmente, é claro que também sou vulnerável a ele como a todos os outros, porque nós somos seres humanos e nossa natureza é pecadora. Mas a ira, de todas as coisas abomináveis a Deus, desperta ainda mais a minha aversão, e é um pecado que pode passar despercebido, principalmente por pessoas que estão constantemente estressadas. Meu ano de 2013 foi bastante estressante e, por isso, eu quase sempre estava de mal humor. Precisei de algumas conversas com amigos e alguns puxões de orelha de Deus para perceber minha necessidade de mudança. Afinal, os outros não têm culpa dos meus problemas. Por vezes eu me exaltei e acabei “descontando a raiva” em pessoas que não tinham nada a ver com a situação, e assim eu dava lugar à ira. Depois de notar isso, passei a tentar evitar esse comportamento com todas as minhas forças por um simples motivo:
“...pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.” Tiago 1:20
   Isso já deveria ser óbvio para todos nós. A justiça de Deus e toda a Sua Palavra se baseiam em um único alicerce: o amor. Agora, pense comigo: há um imenso contraste quando colocamos, lado a lado, uma pessoa totalmente amorosa e amável e uma pessoa cheia de raiva. Esses sentimentos não andam juntos, porque o amor não se ira facilmente e nem guarda rancor (I Coríntios 13:5). É claro que pessoas que estão sempre iradas não podem agradar a Deus, pelo simples fato de que a vontade d’Ele para nossas vidas é o completo oposto disso.
  "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.  Este é o primeiro e grande mandamento.  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.  Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."   Mateus 22:37-40
    Esse versículo resume tudo. A vontade de Deus para nós é simples: que amemos a Ele e ao nosso próximo. Mas agora, uma pergunta: será que a ira é uma forma adequada de demonstrar amor? Veja bem, não estou falando de um pai que castiga seu filho quando este age de forma errada; isso é bíblico, e é totalmente diferente do tipo de comportamento do qual estamos falando aqui. Estou falando da ira que não produz justiça, aquela que faz com que as pessoas se exaltem, ajam por impulso e, consequentemente, deixem marcas em outras pessoas.

Eu tenho uma amiga cujos pais são casados há quase vinte anos. Sempre que vou à casa deles, é evidente o amor que sentem um pelo outro e por seus dois filhos; dá pra ver na forma como eles se tratam e conversam. Como a conheço há mais de cinco anos, já os visitei várias vezes e inclusive viajei com sua família e, em todo esse tempo, nunca vi nenhum deles levantar a voz para conversar entre si ou com outras pessoas. Mesmo quando ficam bravos ou discutem, eles nunca se exaltam ao ponto de deixar a ira tomar lugar. Pode ser que eu nunca tenha presenciado isso, mas ela mesma me disse, certa vez, que nunca viu seus pais agirem com raiva. Isso é amor! Em vinte anos de casamento, eu tenho certeza de que os pais da minha amiga já tiveram muitos desentendimentos. Eu tenho certeza de que eles já desaprovaram as atitudes dos filhos adolescentes e já os castigaram, mas eles não deixam de usar sabedoria para fazer isso. E é claro, existem problemas naquela família como em todas as outras, mas a diferença é a forma de expressar o amor dentro - e fora - da casa.

Mas não é só dentro de um casamento que esse pecado deve ser evitado, e sim em todas as nossas relações, até porque o amor não se limita a relacionamentos entre homem e mulher. Eu vejo muitas pessoas da minha idade se irarem contra seus pais, e assim partirem para outro pecado: a desonra. Vejo pessoas que se iram contra pais, filhos, amigos, colegas de trabalho ou escola e faculdade, professores, pastores, e tudo o mais. E vejo pessoas desses grupos, por sua vez, fazerem o mesmo. Isso acontece porque nós somos seres prepotentes; sempre queremos ter a razão e, às vezes, um grão de areia que nos chateie é o suficiente para despertar nossos instintos e necessidades de demonstrar superioridade em relação a nossos semelhantes. E nós nos esquecemos de um simples detalhe: não somos superiores a ninguém, e temos, como cristãos, a obrigação de amar nossos irmãos. Se você não é um cristão, não pense que está livre dessa responsabilidade, porque é um dever de todos nós, no mínimo, respeitar as outras pessoas.
"Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus." Tiago 1:19-20
    Por fim, esse versículo é o meu favorito sobre o assunto. Veja quanta sabedoria há nessas palavras! Se todos nós nos lembrássemos desse ensinamento quando estivéssemos conversando ou até discutindo com outras pessoas, nossos relacionamentos seriam bem melhores. Haveria menos discórdias no mundo e, consequentemente, menos maus tratos, e até mesmo menos assassinatos e armações contra outras pessoas. O primeiro passo é ouvir – é incrível o quanto temos dificuldade para fazer isso, quando na verdade é algo tão simples. O segundo é ser tardio para falar, ou seja, não falar o que “der na telha”, não agir por impulso porque isso pode gerar consequências indesejáveis. E, por último, ser tardio para irar-se. Isso significa não deixar o “sangue subir”, e ter paciência. Certa vez vi alguém dizendo: quando alguém fizer ou disser algo que te deixe com muita raiva, feche os olhos e conte até dez antes de reagir. Perfeito! Até lá você já se acalmou, e isso resolve muita coisa e não deixa brechas para esse pecado terrível.

Hoje quero que você tenha em mente que a ira não é algo que apenas te afasta de Deus e da Sua vontade, mas que prejudica tanto você quanto outras pessoas. Te convido a fazer uma análise no seu comportamento ultimamente. Se necessário, fale com Deus e peça que Ele te ajude a mudar isso, assim como eu fiz e tenho feito. E, antes de deixar o pecado te corroer, conte até dez, respire fundo e lembre-se de tudo o que você leu aqui. Até você se lembrar do tamanho do amor de Deus e do tamanho desse texto, a raiva já vai ter passado há muito tempo ;)

Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
  • Share on Tumblr

0 respostas: