#NamoroCristão01 - Preciso encontrar alguém!

sexta-feira, janeiro 09, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments


     Oi oi, leitores do Maravilhosa Graça! Confesso que eu estava ansiosa para publicar o primeiro post da nossa série sobre namoro cristão. Se você caiu aqui de pára-quedas e não está sabendo ainda, nós começamos este mês a postar devocionais um pouco diferentes do normal, em três séries sobre #Fé, #Religiões e #Namoro. Das outras séries, já tem texto no ar! É só procurar as tags no canto direito do nosso blog.

     E hoje, pra puxar nosso longo assunto sobre relacionamento amoroso entre cristãos (bota longo nisso! Não vale ler até a metade, hein), quero falar sobre essa frase do título, que com certeza você já ouviu e talvez até tenha falado. "Eu preciso encontrar alguém!". Isso tem a ver com um post que eu escrevi há um tempinho ("cansei de esperar meu príncipe"), mas o enfoque aqui é um pouco diferente, até porque hoje não estou falando só para meninas. O que será que a Palavra de Deus fala sobre essa situação pela qual muitos de nós passamos?
"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3:1
     Eu sei, eu sei; solteiros desesperados não gostam e não aguentam mais ouvir este versículo. Mas nós precisamos dar atenção ao que o Espírito Santo está tentando nos ensinar... Para você que está nessa jornada em que parece que a pessoa certa nunca vai chegar, quero te convidar a analisar alguns pontos.

1) Você precisa mesmo de um relacionamento?

     Muitas pessoas se frustram em seus relacionamentos porque começam a namorar pelo motivo errado: apenas suprir suas próprias "necessidades". Eu sei, todo mundo gosta de ter alguém ao seu lado, pra compartilhar as alegrias e as mágoas, pra andar de mãos dadas e ir no cinema... Mas essa não deve ser a razão pra você começar um relacionamento, porque vai te colocar em uma "caça" interminável pela pessoa que te corresponda. E pode até ser que você a encontre, mas vai estar muito mais preocupado em ter certeza de que ele ou ela vai ser seu par perfeito e te fazer feliz do que em fazê-lo(a) feliz, e isso não é amor, mas sim egoísmo. Pode ser que essa sua suposta necessidade seja só carência, ou tentativa de esquecer um relacionamento passado. Não comece um relacionamento para massagear seu próprio ego, porque quando vierem as dificuldades, ele vai desmoronar. Se você está na adolescência, por exemplo, o fato de todo mundo à sua volta estar namorando não significa que você precisa de alguém. Aquela frase da sua mãe se aplica perfeitamente a nós, servos de Deus que buscam a santidade: "você não é todo mundo!"

2) Se isso estiver te deixando apreensivo, a espera parecerá muito mais longa

     Dizem que encontramos as melhores coisas quando não estamos procurando. Eu não sei se isso sempre é verdade mas, no caso do namoro, acredito totalmente nisso. Sabe por quê? Porque quando não estamos desesperados à procura de alguém, ficamos tranquilos, cuidamos de nós, cultivamos amizades e nos distraímos enquanto esperamos o tempo certo chegar. E aí, quando ele chega, nos pega de surpresa, e é muito mais legal assim. Eu sei que talvez você esteja pensando "poxa, mas eu já passei tanto tempo tranquilo assim... E agora estou ficando velho, estou começando a me preocupar.". Pois é, esses pensamentos certamente incomodam. Mas tenho uma boa notícia pra você:

"'Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos', declara o ­Senhor. 'Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.'"
Isaías 55:8-9

     Decorou? Nós achamos que sabemos das coisas, mas o Senhor é que sabe quais planos são melhores para nossas vidas. E você entregou seu coração a Ele, certo? Então agora aguenta, e nada de desanimar, porque o resultado vai valer a pena. Pergunte a milhares de pessoas que fizeram essa escolha.

3) Você está buscando alguém que te completa?

     Se a resposta foi sim, pode parar e dar meia volta. Você não precisa da sua "metade da laranja", Deus já te fez completo! O que Ele quer é que você tenha alguém que te complemente, que te transborde. Acontece que um vaso só transborda quando está cheio.... Você está? Porque tem muita gente por aí fazendo listinhas enormes de "o-que-eu-quero-no-meu-namorado" e se esquecendo que, quando o varão valoroso ou a princesa do Senhor chegar, também vai ter uma listinha em mente. Você não vai achar uma princesa se estiver investindo seu tempo em ser sapo, e vice-versa. Use seu tempo de solteiro para se aproximar do Espírito Santo! Ore, leia a Bíblia, estude, aprimore suas habilidades, saia com os seus amigos... Seja uma pessoa completa! Seja um solteiro feliz! Aproveite seu tempo sozinho, ele também é precioso. E, se Deus está te deixando "de molho" nesse tempo, pare de reclamar, porque certamente Ele está tentando usar isso para te preparar. Pare e pense: Deus pode estar tentando te levar a lugares e fazer coisas na presença Dele que você só poderia fazer sendo solteiro. Há tempo para tudo, lembra?

4) Não idealize um conto de fadas

     Eu espero que você tenha lido até aqui, porque, pra mim, esse ponto é o mais importante. Galera, namoro não é filme, casamento também não (não sou casada pra falar, mas os casados confirmam isso pra vocês, hehe). Se você não consegue ser um solteiro feliz e acha que só vai ser pleno quando encontrar alguém, então você está achando que relacionamento é um mar de rosas, e você vai quebrar a cara. "Ah, mas um namoro à maneira de Deus é diferente!" Com certeza, mas quem disse que cristão não tem problema? Dá uma lida em João 16:33. A diferença é que temos o Espírito Santo, mas continuamos sendo diferentes uns dos outros (pra glória de Deus!). Então para com essa neura de que você vai achar alguém, se casar, e todos os seus problemas vão se resolver, ok? Solteiros, casados, viúvos, divorciados... Todos precisamos da graça de Deus e da santificação. E todos podemos ser felizes independentemente do estado civil.

     Existem muitas outras coisas a serem pensadas, e eu não sou uma expert no assunto. Mas espero que essas dicas tenham ajudado você que acha que precisa encontrar alguém. Meu conselho? Vai com calma, descansa, e entrega seu coração pro Senhor. Tudo fica bem melhor quando Ele cuida. 

"(...)não acordeis, nem desperteis o amor, até que este o queira."
Cantares 3:5

Até semana que vem! 
Vitória
  • Share on Tumblr

0 respostas: