Palavras que ferem

sexta-feira, fevereiro 20, 2015 Maravilhosa Graça 0 Comments



     Graça e paz, galera. Como vão? Hoje quero falar sobre um assunto que sempre me incomodou. Um dos primeiros posts que eu escrevi aqui no blog foi sobre ira (leia aqui), e era um tempo em que eu estava refletindo sobre como nós, cristãos, precisamos prestar mais atenção para evitar esse pecado, porque ele não interfere somente na nossa vida, mas na de outras pessoas também. Uma pessoa que se ira facilmente tende a ferir os outros sem nem perceber. 

     Digo isso por mim mesma. Poucas coisas me chateiam mais do que alguém gritar comigo ou agir de forma agressiva, desde que eu era bem novinha. E hoje, o nosso assunto vai além de gritar, jogar coisas na parede e ser agressivo com alguém; quero falar um pouco sobre as palavras que nós dizemos para as outras pessoas, porque elas têm um poder que nós nem imaginamos.

“O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.” 
Provérbios 18.21

     Às vezes, nós não temos noção da capacidade que as nossas palavras têm de destruir e de construir sonhos, ideias, e pessoas. Nossos lábios podem estar cheios de maldade (Provérbios 4:24), e isso é abominável ao Senhor. Tenho certeza de que você se lembra de várias vezes em que as alguém lhe disse coisas duras, que te paralisaram, te impediram de prosseguir e te marcaram para sempre. Mas você se lembra de ter feito isso com alguém? Bem possível que não, porque nós fazemos sem perceber. A questão é que nossas palavras têm poder para abençoar e, nesse caso, elas são como um manancial de águas vivas. Mas elas também têm poder para machucar e matar.

     As palavras proferidas têm um peso para quem as ouve. Vou dar um exemplo simples: nós somos cheios de fazer brincadeiras com nossos amigos, e chamá-los de apelidos nada carinhosos e até ofensivos. Só que, por mais que nossos amigos pareçam não se importar, pode existir uma ocasião em que um deles esteja precisando de uma palavra de apoio e ninguém sabe, mas se você o ofende, mesmo que de brincadeira, aquilo tem um peso enorme. Eu mesma já fiquei magoada com várias dessas "brincadeiras", e tenho certeza que, infelizmente, já magoei amigos também.

    Precisamos tomar cuidado na hora de falar, principalmente quando estamos chateados ou estressados com alguma coisa. Suas palavras agressivas podem mudar a vida de uma pessoa, mas suas palavras de encorajamento também. Muitas vezes, falamos com pessoas que nos admiram e acreditam muito em nós, e uma palavra nossa pode ditar o rumo de um sonho ou projeto daquela pessoa. Eu preciso ter sabedoria, porque minha maneira de falar é determinante para os outros e para mim.

"Porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado." 
Mateus 12:37

     Cuidado com o que você fala; lembre-se que alguém sempre pode ser atingido para o bem ou para o mal. E lembre-se que o mundo já está cheio de críticos; as pessoas precisam é de encorajadores de sonhos. Que as suas palavras possam sempre ser para abençoar, e não para amaldiçoar.

Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
  • Share on Tumblr

0 respostas: